CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sob protesto Caruaru reverencia dia de Nossa Senhora da Conceição com o comércio aberto



Acabaram ainda há pouco, no Marco Zero da cidade,  as festividades alusivas ao Novenário em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, aqui em Caruaru. Durante nove noites os católicos caruaruenses homenagearam reverenciando Nossa Senhora da Conceição. Esta festa tradicional acontece na Capital do Agreste há 229 anos, após a chegada da imagem da Santa em Caruaru, vinda de Portugal e sendo colocada na Capela que foi edificada no local, posteriormente dando origem à cidade e onde hoje está erguida a primeira Igreja de Caruaru, construída na Praça Coronel João Guilherme – centro comercial da Terra de Vitalino.


As festividades tiveram início por volta das 16 horas com a celebração do Terço. Uma hora depois, precedida por batedores da Polícia de Trânsito e da Destra, teve início à procissão que contou com a presença de um grande número de fiéis percorrendo as principais ruas do centro da cidade, como a Sete de Setembro, Martins Júnior, Vigário Freire, Duque de Caxias, 1º de Maio, Pça. Coronel Porto, Djalma Dutra e chegando à Pça Coronel João Guilherme, onde num palco especialmente reservado para o evento, em praça pública foi celebrada à Santa Missa, sendo presidida pelo Padre Bianchi Xavier da Paróquia da COHAB III e co-celebrada pelo Padre Luís Antônio da Paróquia do São Francisco, no bairro da Rua Preta e pelo Monsenhor João Bosco Cabral, emérito Reitor e Pároco da primeira Igreja de Caruaru. A Banda Musical do IV Batalhão da Polícia Militar, sediado aqui em Caruaru abrilhantou o cortejo com a apresentação de cânticos e hinos sacros ao lado da Imagem de Nossa Senhora da Conceição que seguiu todo trajeto num carro-andor.

No final da solenidade o Monsenhor João Bosco externou o seu comentário de repulsa e protesto, ante as autoridades de Caruaru, que não tiveram  à sensibilidade, de observar a grandeza da nossa festa que é bicentenária, e mais uma vez, não decretaram pelo menos um feriado na parte da tarde no comércio de Caruaru, cujos funcionários assistiram as solenidades nas portas das lojas, em pleno movimento  comercial. Monsenhor Bosco fez questão de frisar que “o Recife – uma cidade com mais de dois milhões de habitantes decretou feriado e não vejo razões para Caruaru, também não fazê-lo. Além do Recife este dia também está sendo comemorado em mais outras 40 cidades de Pernambuco. Como as cidades de Bonito, Riacho das Almas e também Toritama, aqui no Agreste, e nelas todas, o comércio fechou suas portas", encerrou o Monsenhor, sob os aplausos da multidão que se fazia presente no Marco Zero da cidade.

Para coroar as festividades do Dia de Nossa Senhora da Conceição, por volta das 20 horas, aconteceu um espetáculo pirotécnico em plena Praça Coronel João Guilherme – Marco Zero da cidade - colorindo os céus da Capital do Agreste. O show pirotécnico foi patrocinado pela Casa do Fogueteiro e também pela Casa Z. Mendonça, ambas situadas na Rua da Conceição aqui em Caruaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário