Uma grande polêmica foi gerada na cidade
de Toritama. A duplicação da BR-104, principal acesso para a Capital do
Jeans, deverá passar por fora da cidade. Foram apresentados vários
projetos ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT) para que isso aconteça, o que evitaria os transtornos que
acontecem em Caruaru.
O secretário de Indústria e Comércio de
Toritama, José Marcelo da Silva, é a favor de que a duplicação passe por
fora da cidade. “O tráfego vai melhorar para quem vem nos comprar. Você
sai daqui, roda 20 km, sai do eixo da BR-104, vai comprar em Santa Cruz
e tem que voltar do mesmo jeito. Toritama e Santa Cruz estão
consolidadas; quem vem comprar jeans vem a Toritama e quem vem comprar
malha vai a Santa Cruz. A coisa tá crescendo, não temos espaço para
estacionamento e se colocarmos uma “mão” aqui por dentro, vamos perder
as duas pistas locais”.
O presidente da Associação dos Feirantes
de Toritama (AFEST), Fábio Flôrentino, diz que Caruaru serve como
exemplo negativo da duplicação. “Toritama como sempre foi colocada em
segundo plano, Caruaru teve a conclusão das suas obras primeiro e serviu
como exemplo. Passando por Caruaru, vemos que a cidade ficou com um
muro de Berlim. Caruaru perdeu com esse paredão que foi criado e
Toritama iria ficar do mesmo jeito. A cidade ficaria isolada e iria
dificultar o tráfego interno”.
Já o presidente da Associação dos
Lojistas do Parque das Feiras de Toritama, Prudêncio Gomes, explica o
porquê do pedido feito ao DNIT. “Essa “mão” aqui não será isolada. Ela
vai ser transformada numa PE, mantida pelo Governo do Estado e outras
cidades vão circular por dentro de Toritama”.
A duplicação da rodovia ainda não chegou até Toritama e o DNIT também não se posicionou sobre o pedido.
Da Central de Jornalismo Liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário