CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

domingo, 28 de novembro de 2010

Caruaru já tem duas orquestras clássicas de cordas


Os grupos são formados por crianças moradoras do Morro Bom Jesus e do Bairro do Salgado, de 8 a 13 anos

Nesta sexta-feira, 26, de manhã,  no auditório da Escola Municipal Josélia Florêncio, cerca de 50 crianças apresentaram suas primeiras frases musicais tiradas de violinos e violoncelos. Foram só 75 dias de aprendizado, com aulas três vezes por semana. Em tão pouco tempo não se poderia esperar a execução de melodias completas. Não foi o que aconteceu. Bem acima das expectativas, os meninos do Salgado se superaram. O maestro Bitonho conduziu uma apresentação que emocionou professores, pais, mães, o prefeito José Queiroz e a primeira dama, Carminha Queiroz.

Primeiro veio “A Feira de Caruaru”, de Onildo Almeida, depois a Asa Branca, de Luis Gonzaga. Trechos das canções natalinas Noite Feliz e Bate o Sino (Jingle Bells), seguiram o repertório, que foi fechado com o primeiro movimento da clássica 5ª Sinfonia de Beethoven. Estava encerrada, com sucesso,  a primeira apresentação da Orquestra do Salgado, a segunda de Caruaru formada por crianças.

Emocionada durante seu discurso a primeira dama, Carminha Queiroz,  disse que as Orquestras dos Meninos do Morro Bom Jesus e a do Salgado estavam entre as coisas mais lindas que haviam sido feitas em Caruaru. “Não imaginei que vocês estivessem tocando tanto. Achei que estávamos aqui para conhecer vocês e escutar algumas notas, mas, vocês surpreenderam”, afirmou, ao parabenizar as crianças.

O prefeito anunciou, para cinco de dezembro,  que as duas orquestras terão uma apresentação conjunta na Praça da Música, em que será transformada a Praça do Rosário no período natalino. E arrematou:  “Pretendemos criar pelo menos mais duas orquestras como esta. A próxima será no Vassoural e depois chegaremos à zona rural de Caruaru”.

PROJETO

A formação de músicos mirins começou este ano e já reúne 140 crianças, de oito a 13 anos, moradoras do Morro Bom Jesus e do Bairro do Salgado, todas sem qualquer conhecimento musical anterior. Treinados com carinho paternal pelo maestro Bitonho e sua equipe, composta pelos músicos Marivaldo Vital, Alexandre Santos e Jonatha Renato, os meninos ganharam uma inédita oportunidade de trilhar a carreira artística.

O projeto foi idealizado pela primeira dama. Ao presentear suas netas com violinos e aulas do maestro Bitonho, Carminha Queiroz sugeriu ao prefeito o ensino de música para crianças das  escolas municipais. O trabalho educativo deu tão certo que a Orquestra dos Meninos do Morro Bom Jesus se apresentou para o presidente Lula durante sua passagem na cidade, no dia 28 de agosto. Emocionado, o presidente afagou as crianças e se declarou impressionado com o que viu e sentiu em Caruaru.

As aulas da Orquestra dos Meninos do Morro acontecem de segunda à sexta-feira, das oito ao meio dia, no Convento dos Capuchinhos. As aulas da Orquestra dos Meninos do Salgado são nas segundas, quartas e sextas-feiras das 7h às 11h, na Escola Josélia Florêncio, no Bairro do Salgado. Todas as crianças participantes das aulas de música estudam no turno da tarde. O projeto faz parte da Escola de Tempo Integral e é desenvolvido conjuntamente pelas Secretarias de Ação Social  e de Educação.


IMPACTOS

“Não teria condições de pagar as aulas de música da minha filha. Meu pai, o avô de Vitória, era músico. Sempre contei as histórias dele mostrando fotos, mas nunca tive condições de comprar um instrumento, como o violino, para ela e também não saberia ensinar”, contou o Srº José Frederico, pai de Vitória Cristina de 10 anos. A menina é uma das alunas mais aplicadas da Orquestra do Salgado. Por isso, foi escolhida para representar as crianças, entregando flores em homenagem à primeira dama. “Sei que não posso perder uma aula porque quero ser professora de música quando crescer”, afirmou Vitória.


Em casa, Geisiane Bezerra, de 12 anos, toca para toda família. A mãe, Geisicléia Bezerra, emocionada, falou que a menina está entusiasmada com as aulas. Já Isabel Maria da Silva, aniversariante do dia, viveu um momento inesquecível, o Parabéns Pra Você, dos seus 12 anos, foi tocado pelo maestro em data tão especial.
“Uma hora de aula de música clássica custa, em média, R$ 140,00 reais e um instrumento como este violino vale R$ 220, 00 reais. Estas crianças não teriam acesso se não fosse o projeto. Daqui poderão sair bons músicos. Devemos estar transformando o futuro de muitos. Depois da iniciação na música eles podem sonhar bem mais alto”, relatou o maestro, com entusiasmo.

Desde que descobriu seu talento musical aos 17 anos, na Banda Nova Euterpe, Antonio José da Silva, hoje mais conhecido como maestro Bitonho, dedicou seus últimos 25 anos à música, o que o levou a estudar no Conservatório Pernambucano, e a passagens profissionais pelos estados de Sergipe e do Rio Grande do Norte. Agora, de volta a Caruaru,  se dedica a formação de novos talentos musicais.

Um comentário:

  1. Sou Violinista e faço parte da orquestra do CABO DE SANTO AGOSTINHOS e tenho um Blog relacionado a Musica Clasica com métodos, partituras e videos, quero saber sem tem como ele ser divulgado neste Blog, tambem posso dilvugar este blog nos meus 2 Blogs.
    Aguardo resposta
    E-mail: Violinista326@gamil.com

    ResponderExcluir