CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

As "malas" estão voltando nas tardes do Otávio Limeira Alves


A cidade de Santa Cruz do Capibaribe já começa viver a partir de agora as emoções de um novo Campeonato Pernambucano. Todos os anos, é assim, a expectativa da torcida se inicia com o que eles (torcedores) da Máquina de Costura chamam de "mala", que acontece todas as tardes, na sombra, nas arquibancadas, que ficam por trás da barra à esquerda das cabines de Imprensa do Estádio Otávio Limeira Alves - o Limeirão. 

"Mala", no linguajar local, é uma reunião de pessoas que vão falar sobre algum assunto. Essa tão propalada "mala" teve início com reuniões de pessoas ligadas aos partidos políticos da cidade. Ali eram discutidos todos os problemas ligados às mais recentes polêmicas políticas que estavam acontecendo na oportunidade. Tanto o negócio progrediu que chamou a atenção dos líderes políticos da cidade e do povo em geral  e a "mala" ficou famosa. Hoje acontecem as "malas" dos mais variados assuntos na Capital da Sulanca. A época de campanha política a coisa fica efervescente na cidade. Sempre aparece alguém que diz que determinado político "fez e aconteceu" e a coisa pega fogo.

A reunião de dez, vinte ou mais pessoas falando sobre um determinado assunto específico, em Santa Cruz do Capibaribe, já é considerada no linguajar local, como uma tradicional "mala". A mais importante é a política, mas a futebolística é muito respeitada também, entre os nativos da Capital da Sulanca.

Da política a "mala" também se transferiu para o futebol. Vá lá agora, que você verá: o que está acontecendo quando chega o Campeonato Pernambucano as "malas" se  reunem em plena arquibancada do Limeirão, tal qual acontece, no Mundão do Arruda com a "turma da tesoura". Tá todo mundo, que gosta  de esportes comentando a atual conjuntura do futebol alviazulino. Todo ano é assim e hoje não poderia deixar de ser diferente. Tem mais "mala" acontecendo no Limeirão.

Além do novo elenco que foi apresentado no início da semana, o assunto que é um prato cheio agora, é a reforma do gramado do Otávio Limeira. Cada um dá o seu pitaco. Todo ano o Ypiranga para cumprir às determinações do Código do Torcedor, procura cumprir às exigências determinadas pela Federação Pernambucana de Futebol, que são fiscalizadas também pela Polícia Militar, Celpe, Corpo de Bombeiros, e etc., fazendo a reforma do gramado do seu estádio.

Esta semana o pessoal que trabalha na reforma do gramado, sob a batuta do Administrador do estádio Geraldo, dá os últimos retoques na nova grama plantada. Amanhã será dado o corte, seguido da colocação de adubo em todo gramado, para que o campo de jogo seja liberado o mais rápido possível, no sentido da  equipe de Profissionais do Ypíranga iniciar a pré-temporada propriamente dita treinando com bola no estádio Otávio Limeira. A expectativa é de que dentro de dez dias aproximadamente o estádio esteja liberado, enquanto isso a rapaziada está treinando no campo da Rota do Mar. Este ano, por uma medida de economia,  ficou decidido pela direção do clube que o Ypiranga não fará inter-temporada nas outras cidades como vinha acontecendo em Taquaritinga do Norte e Brejo da Madre de Deus.

A parte física dos atletas está sendo cuidada na Academia do Haroldo e no Otávio Limeira eles fazem a preparação física dando volta no gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário