No Agreste de Pernambuco, duas rodovias viraram fonte de transtorno para motoristas e moradores. Na BR-104, a obra de duplicação está parada e na BR-232, uma elevação na pista vem causando acidentes.
Em Caruaru, não há sinal de operários em vários trechos da rodovia BR-104 : no ponto onde se inicia a duplicação, no trecho próximo à Central de Abastecimento (Ceaca), no perímetro urbano de Caruaru e embaixo do viaduto da BR-232. Apenas mato crescido e o movimento dos carros. Só no bairro Divinópolis foram encontrados alguns trabalhadores, que confirmaram uma redução nos quadros. “A gente sabe que foi redução de quadro”, diz um deles, que não quis se identificar. “A obra tava ido tão bem aí e agora pararam e ninguém diz o motivo”, reclama o motorista Paulo Henrique Lima.
O gestor de duplicação da BR-104, Romero Torres, assumiu que o quadro de funcionários que trabalham nas obras de duplicação foi reduzido – o motivo foram as chuvas, alguns trabalhos não podem ser feitos nesse período. Ainda de acordo com Romero Torres, somente em agosto, quando as chuvas pararem, é que as obras serão adiantadas.
BEZERROS
Em Bezerros, os moradores vivem com medo de acidentes na BR-232. “Tenho medo. A gente passa a toda hora, todo instante e tá acontecendo acidente”, conta a dona de casa Maria José da Silva, que passa pelo local diariamente para levar os filhos à escola.
Em Bezerros, os moradores vivem com medo de acidentes na BR-232. “Tenho medo. A gente passa a toda hora, todo instante e tá acontecendo acidente”, conta a dona de casa Maria José da Silva, que passa pelo local diariamente para levar os filhos à escola.
O último acidente foi no dia 2 de maio. O motorista de um caminhão perdeu controle do veículo – duas pessoas morreram e um homem ficou preso nas ferragens. Em outro acidente, uma carroça soltou-se do carro que a puxava e bateu em uma mulher, que morreu.
A causa dos acidentes é uma espécie de elevação na pista. “É essa elevação na pista que faz com que o veículo seja projetado. A partir do momento em que o pneu perde o contato com o solo, pode-se perder o controle da direção”, explica o professor especialista em mecânica do Senai Paulo Mário de Oliveira . Para evitar acidentes, ele recomenda manter a revisão do carro em dia e passar devagar pelo local. “Se você tá com o amortecedor estourado, o veículo desalinhado, isso facilita os acidentes”, afirma. Ele esclarece que a suspensão também é importante porque ela absorve os impactos entre o pneu e o solo e, por isso, precisa estar funcionando corretamente.
O engenheiro civil Martônio Francelino explica que, para resolver o problema, não basta asfaltar a rodovia. “A pavimentação é feita com concreto. Então você deveria reabilitar com placas de concreto. Colocar um pavimento asfáltico sobre essa superfície vai comprometer a aderência dela, principalmente nesse período chuvoso”, afirma.
“Já foi consertado mais de cinco vezes e nenhum prestou até hoje porque o conserto não tem qualidade, depois de um mês abre de novo”, afirma o mecânico Elinaldo Neres Torres.
Além disso, a população pede que seja instalada uma lombada eletrônica para facilitar a travessia de pedestres. “Porque passa muita gente aqui pra ir ao hospital”, diz o ajudante de oficina Manuel Izaías da Silva. O engenheiro Martônio concorda com a solução.
Além disso, a população pede que seja instalada uma lombada eletrônica para facilitar a travessia de pedestres. “Porque passa muita gente aqui pra ir ao hospital”, diz o ajudante de oficina Manuel Izaías da Silva. O engenheiro Martônio concorda com a solução.
A assessoria de imprensa do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) informou que até amanhã o problema do desnível será resolvido. E em relação à lombada eletrônica, o DER disse que já existe uma lombada a quinhentos metros desse local. Mesmo assim informou que vai realizar um estudo para detectar se há possibilidade de relocar alguma lombada eletrônica para esse trecho.
Da Redação do pe360graus.com
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