CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Defesa Civil monitora o nível das Barragens de Belo Jardim


A Destra vê tranquilidade para Caruaru, após vistoria “in loco” às duas barragens

Depois de visitar as Barragens do Bitury e Pedro Moura, ambas em Belo Jardim, a Defesa Civil de Caruaru concluiu que não há perspectiva imediata de sangramento das barragens. Por isso, os caruaruenses devem permanecer tranquilos. O rio Ipojuca está fora do risco de uma enxurrada que traga perigo à população ribeirinha. 

Na Barragem do Bitury, a régua de medição fluvial marca 60cm para a vazante e na de Pedro Moura faltam cerca de 40cm para nivelar com o sangradouro. Isso significa que as barragens de Belo Jardim não atingiram sequer a capacidade máxima de armazenamento. Sem sangramento dos reservatórios o rio Ipojuca não tem como subir de volume de modo a preocupar, a não ser num caso fortuito como tromba d’água ou coisa semelhante. 

Mesmo assim, a Defesa Civil está em alerta e atenta à imprevisibilidade das chuvas neste período do ano. Uma régua de medição vai ser instalada em um córrego próximo às barragens. O local é ponto de encontro das águas das barragens com as do Riacho do Gavião e, daí,  seguem para o Rio Ipojuca. Após a implantação desta régua, a Defesa Civil de Caruaru saberá sempre o volume d’água adicionada ao Rio Ipojuca, no caso de sangramento das barragens. Isso trará enorme vantagem, de tempo, para a tomada de providências em caso de aumento súbito do volume das águas do rio. 

E, para os caruaruenses,  a Defesa Civil continua reforçando a orientação para que a população evite colocar entulhos e lixo em locais de escoamento das águas, sobretudo em boeiras, bocas-de-lobo e pontos de alagamento fácil. As medidas, simples, podem evitar maiores transtornos em áreas residenciais, em caso de chuvas fortes.

Em situações de risco a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Caruaru através dos telefones (81)3701-1174 ou (81)3701-1173.

Portal da Prefeitura de Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário