Foto: Thomás Alves/ Portal +AB
Com a tragédia no Sudeste do Brasil e com a lembrança das fortes chuvas em junho no Estado, órgão reforça monitoramento. Previsão é clima quente na região
A Defesa Civil de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informou que já intensificou o monitoramento do nível de água do Rio Ipojuca e também das chuvas por causa do temporal que cai no Sudeste do país. Na áerea da Capital do Agreste há três barragens que quando vazam fazem com que o nível do rio aumente. Elas estão localizadas em Pesqueira e em Belo Jardim. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, João Bosco, por enquanto, a população de Caruaru pode ficar tranquila, pois não há previsão de chuva intensa na região.
O trabalho, no entanto, é de prevenção. Visto que Pernambuco também foi alvo da tragédia ocasionada pelas chuvas no mês de junho. Aliado à Defesa Civil, está o trabalho da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O órgão tem um projeto para monitoramento do clima. Segundo o projeto, até o mês de março deste ano, está prevista a construção de uma “Sala de Situação”, uma espécie de centro de monitoramento que vai avaliar o nível de rios e também de barragens em tempo real.
“O trabalho de prevenção também deve ser feito pela população”, disse o coordenador da Defesa Civil de Caruaru. Ele contou que, esta semana, enquanto estava monitorando o nível do Rio Ipojuca, viu uma quantidade grande de lixo. “Quando chove, esse material é levado pela água e pode entupir galerias”. Não há previsão para chuvas fortes no Agreste, mas, é importante o trabalho de conscientização.
Clima
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), até o fim da próxima semana, o clima é de sol em Caruaru e em boa parte do Agreste. A partir da próxima segunda-feira (17), a formação de nuvens pode ocasionar chuvas de curta duração.
Da Redação do Portal +AB
Nenhum comentário:
Postar um comentário