CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

80.000 Compradores e Vendedores da Sulanca negociam em segurança

Monitoramento eletrônico e quatro tipos de policiamento garantem a segurança na feira

Foram mais de 80 mil pessoas na primeira Feira da Sulanca de dezembro. Mas o ambiente esteve tranquilo. O esquema montado pela Prefeitura, com quatro tipos diferentes de policiamento, garantiu a segurança de comerciantes e compradores. O monitoramento com 16 câmeras de visão noturna é um sucesso.Foram registrados pela Polícia Civil apenas um extravio de mercadorias e dez pequenos furtos. Ninguém foi detido. A quantidade de ocorrências é insignificante para o número recorde de público, conforme constatação da Associação de Sulanqueiros. 

Das 22h da segunda-feira, 06, até as 12h desta terça-feira, 07, a delegacia móvel da Polícia Civil se posicionou na frente do terreno da Fundac. O plantão funcionou com nove policiais, um delegado e um escrivão. A Polícia Militar esteve com 110 homens circulando nas feiras e nos bairros próximos. As patrulhas foram feitas pela cavalaria e por equipes em viaturas. Grupos de três policiais caminhavam entre os corredores das feiras.  

A Guarda Municipal da prefeitura atuou com 20 homens.Mais duas viaturas ficaram em pontos estratégicos da Sulanca onde havia maior circulação de entrada e saída de compradores. Alguns vigilantes privados, cujo número não é revelado, fizeram vigilância a paisana.

O conjunto de 16 câmeras de foco circular, ou 360 graus, colocadas em pontos estratégicos, cobre todo o espaço da feira. São os “olhos” do sistema policial.Elas monitoram o local 24h por dia, os sete dias da semana. A rede de rádio faz a intercomunicação com a PM. Outros meios de comunicação, como o celular, foram utilizados para articular os demais encarregados da vigilância, que aconteceu antes e durante a realização da feira.
 
A segurança da Sulanca vem inibindo fortemente as ações de furtos e roubos comuns no passado recente da feira. Os registros de BOs durante as terças-feiras de setembro e outubro, quando acontece a Feira da Sulanca, já chegaram a ser nulos. As demais feiras de dezembro terão uma atenção ainda maior com a segurança, conforme o Secretário de Gestão de Serviços Públicos, André Alexei, responsável pela montagem do esquema de segurança que passou com aprovação pelo teste definitivo na gigantesca feira desta terça. “A tranqüilidade dos sulanqueiros e compradores é um direito que a Prefeitura reconhece e promove, em favor do desenvolvimento comercial da cidade”, observou.

Site Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário