CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Governo procura terreno para instalar novo Presídio em Caruaru

O Governo do Estado está buscando encontrar um terreno para a construção da Unidade de Ressocialização que será administrada pela APAC - seguindo experiências bem sucedidas em outros estados, sobretudo em Minas Gerais e que será edificada numa área relativamente isolada da zona rural do município. Os técnicos estão analisando as condições viáveis para instalação num futuro próximo em nossa cidade de um Centro de Ressocialização que tem como objetivo desafogar um pouco o Presídio Juiz Plácido de Souza. Os apenados terão um espaço para 120 pessoas, onde irão estudar, trabalhar, praticar a sua religião e manter contato com suas famílias. A idéia do Governo é trazer de volta para a sociedade aqueles que erraram e foram punidos, mas que não perderam a sua humanidade.

Os governantes se inspiraram no Presídio Plácido de Souza aqui em Caruaru, onde existem mais de mil detentos, num edifício calculado para abrigar menos de 200. Mesmo assim, não há revoltas e são raríssimas as tentativas de fuga e isso se explica em razão de que existe um tratamento humanizado no seu interior por parte dos seus dirigentes, no caso a Diretora Cirlene Rocha e o seu pessoal. Ela tem autoridade mas respeita a dignidade de cada um.

A nova unidade de Ressocialização a ser implantada brevemente nesta cidade, irá dar oportunidade aos detentos de estudar, trabalhar, praticar esportes e dedicar-se a sua religião particular, além de manter os seus vínculos familiares. Caruaru já é refer|ência nacional no Sistema Penitenciário, evidentemente esta deverá ser mais uma iniciativa de sucesso com objetivos construtivos e humanitários.

Recentemente esteve em nossa cidade o Secretário Executivo de Ressocialização Cel. Romero Ribeiro mantendo os primeiros contatos neste sentido com o Prefeito José Queiroz numa reunião que também contou com a participação da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social Laura Gomes, a Diretora do Presídio Juiz Plácido de Souza Cirlene Rocha e o empresário Manoel Santos - Presidente da APAC. Na oportunidade foi discutido o meio de se encontrar um local adequado para a edificação da Unidade de Ressocialização de Caruaru que será construída na zona rural do município.

O Prefeito José Queiroz explicou detalhes de como será esta parceria em nossa cidade, "a Prefeitura vai desapropriar o terreno e implantar algumas obras de infraestrutura. O estado fará a construção e assumirá os custos de pessoal e manutenção da Unidade. A APAC é quem vai gerenciar a Unidade Prisional e essa é uma novidade: a APAC, é uma entidade da qual participam a Maçonaria, a ACIC - Associação Comercial e Industrial de Caruaru, a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, a Pastoral Carcerárea, os Lojistas. Na verdade quem vai conduzir a ressocialização são figuras destacadas da iniciativa privada, como o Presidente Manoel Santos e outros empresários assim como Djalma Cintra da CDL. Essas pessoas estarão a frente de ações que abrem um novo caminho para o Sistema Penitenciário em \Pernambuco" E o Chefe do Executivo Municipal José Queiroz encerrou dizendo "essa é uma luta humanitária da Prefeitura, do Estado e da Sociedade Civil de Caruaru".

Nenhum comentário:

Postar um comentário