CONVERSANDO COM CARUARU

LEIAM OS NOSSOS BLOGS

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Escolas destruídas pela enchente vão funcionar em imóveis alugados

Anderson Gomes garante que ano letivo será de 200 dias para todos; Secretaria vai distribuir 8.300 microfones para professores da rede

As aulas para os alunos de escolas públicas estaduais recomeçam nesta quarta-feira (2). A Secretaria de Educação garante que todas as escolas da rede, inclusive as reformadas, estarão em funcionamento ainda neste mês para receber quase um milhão de estudantes que são esperados nas salas de aula.

De acordo com o novo secretário de Educação, Anderson Gomes (foto), os professores contarão com um novo instrumento de trabalho em 2011.

“A novidade é a distribuição de 8.300 microfones para professores da rede estadual. Inclui o microfone, o alto-falante e o carregador de bateria. O material vai ser distribuído em todas as 17 gerências regionais e os gestores vão distribuir nas escolas de acordo com o tamanho da  escola, a capacidade e o número de professores. Terão prioridade os professores que tenham algum distúrbio de cordas vocais, natural da profissão. Em seguida, no próximo ano, esperamos passar para a parte preventiva e evitar que isso venha a acontecer com outros colegas de trabalho”, diz Anderson Gomes.

A distribuição dos kits de fardamento e material didático para os alunos da rede estadual continuará neste ano. “A partir da próxima segunda-feira, os kits começarão a ser distribuídos em todo o Estado. Os kits incluem bolsa escolar, camiseta, caderno, régua, lápis, borracha, lápis de cor. São dois kits diferenciados: um para os estudantes de 1ª até a 5ª série e um kit para os alunos de 6ª a 8ª e do Ensino Médio”, conta o secretário.

Anderson Gomes garante que todas as 1.112 escolas estaduais estarão funcionando ainda em fevereiro, inclusive as que passaram por reformas. “Vamos começar o ano com 908 escolas em funcionamento pleno no dia 2 de fevereiro. Termos 174 que vão começar no dia 7 de fevereiro junto com o município, principalmente no interior do Estado. E apenas 10 escolas vão começar na semana seguinte, devido à recuperação da escola que não foi concluída”, afirma.

Enchentes

O secretário afirma qual o procedimento para os alunos das escolas atingidas pelas enchentes do meio do ano passado, como os do município de Palmares, na Zona da Mata. “Esses alunos vão assistir aulas em outros imóveis alugados pela Secretaria de Educação. As aulas devem começar até 1º de março.

Independentemente do dia que começar, os 200 dias letivos serão cumpridos integralmente de forma que o aluno recebe todo o conteúdo programático previsto”, garante Anderson Gomes.

A Secretaria de Educação está agindo também para evitar que problemas como a falta de professores nas escolas da rede estadual voltem a se repetir neste ano. “Está havendo um reordernamento da rede com a realocação de professores porque muitas das escolas de 1ª a 4ª série foram municipalizadas e tem muitos professores que já começam o ano letivo em licença, que já começam o ano em afastamento, também de forma legal. Então já começamos a chamar os professores da seleção temporária que foi feita recentemente, cada gerência regional já identificou em cada escola a sua necessidade”, explica o secretário.

Anderson Gomes também falou sobre a possibilidade de aumento de salário para professores e funcionários da Educação. “O governador está fazendo todas as contas necessárias para que o aumento na data-base, que é em junho, seja o melhor possível. Nós sabemos que o professor precisa de uma valorização não só no seu material de trabalho, mas também no salário que o deixe confortável para trabalhar sabendo que as contas estão pagas. Nós queremos que esse ano o aumento seja o melhor possível para esse equilíbrio financeiro chegue à Educação de forma diferenciada neste ano”, revela o secretário.

da redação Pe-360graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário