O nível do Rio Una subiu durante a madrugada, a água invadiu alguns bairros e moradores tentaram salvar o que podiam de dentro de casa; em Belém de Maria, o índice já é de 68% da chuva prevista para este mês
O município de Palmares, na Zona da Mata Sul, registrou um grande volume de chuvas na noite da última segunda-feira (2) e na madrugada desta terça-feira (3). Segundo o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), nos três primeiros dias de maio já caiu 87% da chuva prevista para este mês na cidade.Os técnicos do Lamepe fizeram a conta: a média histórica de chuva registrada em Palmares para todo o mês de maio é de 238 milímetros. Em três dias, já caíram 206 milímetros de chuva. O nível do rio Una subiu durante a madrugada e a água invadiu alguns bairros (fotos 1 a 3). Às 3h, várias ruas da cidade já estavam alagadas. Os moradores se desesperaram e se apressaram para salvar móveis e roupas. No comércio, também havia muita gente salvando o que podia.
Às 6h, o nível do rio Una já era considerado alto. Com o dia claro, o tumulto na cidade aumentou. Muitos caminhões tiravam mercadorias das lojas do Centro e das casas próximas ao rio. Às 8h, a água já cobria quase todo o bairro das Pedreiras.
As estradas também ficaram alagadas. Na BR-101, apenas os caminhões conseguiram passar. Muita gente está desesperada na cidade e a Defesa Civil foi às ruas para orientar as pessoas para que abandonem os imóveis.
BELÉM DE MARIA
As chuvas ocasionaram problemas também na PE-120, próximo ao município de Belém de Maria (fotos 4 a 7), também na Zona da Mata Sul. No centro do municipio, as ruas ficaram alagadas e a força do Rio Panelas, que corta a cidade, impressionou e assustou os moradores.
De acordo com o Lamepe, em três dias caiu 68% da chuva prevista para todo o mês de maio em Belém de Maria.
Da Redação do pe360graus.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário